segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Degustando com os olhos !

Sempre que posso faço uma visita , numa manhã de sábado, a uma loja de vinhos.Cada vez a uma diferente, assim saio da rotina.Fico observando cada garrafa de vinho e viajando.Malbec,Carmenere,Cabernet Sauvignon.As vezes em um mesmo produtor encontramos variedades de uva radicalmente opostas.Mas ao mesmo tempo elas se completam.Pinot,Chardonay,Shiraz.O mais interessante é que muitas vezes são vinhos de várias regiões em um mesmo país.Ou são colhidas em regiões distintas e vinificadas na mesmo lugar.Quantas pessoas terão participado desse processo ?Será que elas sabem que os vinhos que estão produzindo vão para recantos diversos do planeta?Imagino a expectativa dessas pessoas ao saber que o vinho agradou a algum consumidor.
Vejo tantas garrafas , olho tantos rótulos.Observo vinhos de tantos países.
Algo que vou degustar pela primeira vez.Já me aconteceu de comprar e beber dois vinhos da mesma cepa , dois vinhos iguais e ao mesmo tempo tão diferentes.E ai encontro uma surpresa .Uma novidade .Um vinho despretensiosamente saboroso.
Isso é o que me atrai.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aê Francisco,

deitando o verbo e o gólo, hein ?

Sem dúvida degustar vinhos, sem pré-conceitos, é uma verdadeira viagem ao redor do mundo. Teu texto traz questões interessantes. Verdadeira "message in a bottle". Pena que o Brasil (ainda) se situa na borda do mundo e pouca coisa chega até aqui (pelo menos num preço acessível). Mas são iniciativas como a tua que ajudam a alargar os horizontes.

Estou esperando para beber o próximo post...


FK