sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Um trompete e um canhão


Falar de Miles Davis é fácil.Nascido em 1926 em Alton,Illinois,aprendeu a tocar aos 9 anos de idade,Elwood C. Buchanan(o principal trompetista da Sinfonica de St Louis) foi seu mentor. Miles foi o trompetista mais destacado da segunda metade do séc XX.Porque?
Pois ele foi um motor que fez o jazz se desenvolver como nenhum outro músico da sua época conseguiu.Seu toque era macio ,sua complicada personalidade, às vezes contraditória, também.Fundador do cool jazz, do jazz modal, do jazz-rock e da fusion, Miles fez da renovação das linguagens o principal impulso gerador de sua música.
No final dos anos 60,ele faz começa a fazer experiências com a fusão do jazz e do Rock e lança esse revolucionário álbum duplo de 1969, Bitches Brew.Com ele tocam o saxofonista Wayne Shorter,os tecladistas Chick Corea ,Herbie Hancock, e Joe Zawinul, os bateristas Tony Williams e Jack DeJohnette, os contrabaixistas Dave Holland e Ron Carter, o guitarrista John McLaughlin, , o organista Larry Young.Alguns destes na época jovens talentos.É um cd diferente pois não segue aquele jazz clássico.Mas percebe-se claramente que Miles quiz uma música que se torna-se eterna , pois hoje quase 40 anos depois ainda é moderno.
E pra acompanhar vamos abrir um vinho espetacular que é o Palazzo Della Torre,Igt, importado pela Expand.Ele tem ótima persistência, é untuoso,encorpado,aveludado, um vinho que enche a boca.Produzido pela Vinícola Allegrini ,esse vinho é resultado da aplicação de técnicas do "ripasso" inovadoras, onde 70% das uvas colhidas no vinhedo Podere Palazzo della Torre foram vinificadas imediatamente, e o restante (30%), separado para secagem até dezembro, quando são adicionados ao mosto resultante das uvas frescas, sendo finalmente refermentado.
Miles e o vinho vão hamonizar bem !

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem bom trocar informações de vinhos com pessoas de bom gosto...

O melhor ainda é que esta na oferta do mês ...

Uma excelente oportunidade para quem ainda não teve o prazer de degustar um belíssimo vinho

Salut