terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Estao salvando essa garota

O nome Caviar vem de uma palavra persa (خاگ‌آور Khag-avar),que quer dizer OVA.Tradicionalmente e produzido no mar Caspio, no Azerbaijao,Iran e Russia, e e retirado do esturjao femea , que hoje beira a extincao.As variedades sao Beluga,Ossetra e Sevruga.
Mas nao confunda com o que costuma ver por ai ai, pois custa carissimo, ja que esse e o caviar verdadeiro(custa em New York 120 dolares por uma lata pequena( 100 gramas).Principalmente o preco e em funcao do pouco que se produzia.
Ja tive oportunidade de provar um pouquinho uma vez e digo ser completamente diferente dos que a gente ja comeu antes.Esta proibido pela ONU o comercio de ovas de esturjao silvestre e isso serviu de gancho aos produtores em cativeiro.
Agora esta sendo produzido na California( Sacramento), Uruguay Italia e Franca(proximo a regiao de bordeaux), e com um sucesso de venda que nem mesmo os produtores esperavam.Na Franca que hoje se tornou o segundo maior produtor de caviar do mundo, a ideia de criar esturjoes foi recebida com incredulidade .
O que harmoniza bem com caviar é uma champagne ou espumante brut, fica uma delicia.

Nenhum comentário: