domingo, 11 de março de 2007

Um Mistico !

John Coltrane ,(1926-1967)nasceu em Hamlet, Carolina do Norte, neto de uma pastor evangelico.Cresceu em hHigh Point, New Jersey.
Sua vida foi influenciada pela educacao do sul com enfase na religiao.Ele aprendeu jax, ouvindo radio, vendo filmes, ouvindo jukebox.Ele mudou de instrumento varias vezes ate se fixar no sax.
Ele se mudou para Philadelphia e foi convocado para a marinha , onde serviu no Havai, tocando na banda local
.Seu interesse pela musica, veio de ver o pai , que tocava varios instrumentos e o incentivou o estudo.
Coltrane comecou sua carreira tocando em bands, logo depois do fim da segunda guerra.Tocou com Dizzy Gillespie e Paul Chambers.Apesar disso ele estourou mesmo em 1955

E o sax tenor mais cultuado do jazz.
De 1955 a1960 ele fez parte do quinteto de Miles Davis, participando de discos memoraveis.
Embora vindo do hard bop , o Coltrane de 1955 a 1965 ja podia ser considerado em certo sentido um precursor do free jazz .
Em 1960, apos deixar o conjunto de Miles, Coltrane iniciou uma nova fase, liderando um quarteto com McCoy Tyner ao piano, Jimmy Garrison ao contrabaixo e Elvin Jones a bateria, e iniciou uma ousada e inedita exploração do espaço sonoro jazzistico. Coltrane desenvolveu um estilo absolutamente proprio, onde predominavam as chamadas sheets of sound (folhas ou camadas de som), que se compunham de longas frases de notas rapidas tocadas em legato. Também fragmenta e desconstroi os temas, deixando-os quase irreconheciveis sob um congestionamento de frases torturadas. A produção do quarteto de Coltrane entre 1960 e 1965 e um marco na história do jazz, comparavel ao quinteto de Miles. As varias, longuissimas e impressionantes versoes de Coltrane para My Favorite Things, valsa aparentemente banal de Rodgers e Hammerstein, sao antologicas. Em 1965 o quarteto cria aquela que e unanimemente considerada sua obra-prima, a suite em quatro movimentos A Love Supreme.
Coltrane, imprimiu um forte conteudo religioso e mistico as suas musicas.
Esse disco e um espetaculo, aos mesmo tempo antigo e atual.Vale a pena ouvi-lo.

Nenhum comentário: