sexta-feira, 27 de abril de 2007

Um tinto escandinavo, no futuro ?


Eu ja comentei aqui sobre os efeitos do aquecimento global nos vinhos.Estamos ja agora , recebendo para consumo vinhos do Chile e Argentina entre outros, com graduacao alcoolica acima de 14 graus.Vinhos muito mais potentes do que se imagina
Com o aumento do calor poderemos ver a geografia do vinho mudar completamente.
Esse calor excessivo , vai trazer muitas pragas que poderao ameacar os vinhedos . A irrigacao podera se tornar uma pratica quase obrigatoria em zonas quentes, ate mesmo nos paises europeus que hoje proibem ou a limitam.As colheitas serao muito mais cedo , que que acontece hoje.As castas terao que ter uma adaptacao muito mais dificil, do que e hoje.
Pior que todo esse cenario, e o cenario da mudanca do clima.
Regioes que produzem vinhos a seculos, talvez tenham que ser abandonadas em busca de novas areas com clima mais frio e ameno.
Os produtores teram que tomar decisoes cruciais, expandir seu vinhedos para outras areas , novas e sem a tradicao do terroir perfeito.Regioes como Borgonha,Bordeaux e Champagne na Franca, ou no Napa Valley na California ou no Douro em Portugal, talvez venham a ter seus vinhedos trocados , por outras castas mais adaptadas .A tradicao de anos sera jogada fora em troca da sobrevivencia, em um mercado cada vez mais competitivo.
Imaginem, nas docs francesas, as uvas que sao permitidas em cada regiao, seriam revistas.Teriamos em bordeaux ,pinot gris e no vale do rio Loire cabernet sauvignon.
A inglaterra, pais sem tradicao nenhuma, comeca a receber investimentos, meio sem graca, constrangido para plantio de uva, e producao de espumantes.O solo se parece um pouco com o champagne.
Ir para cima, seja em termos de latitude ou de altitude, e um dos caminhos para o viticultor literalmente fugir das mudanças climaticas. Ensaios nesse sentido ja estao em curso em algumas partes do globo. Na Africa do Sul, alguns produtores estao tomando as escarpas ate ha pouco ocupadas pelas macieiras em busca de zonas menos torridas. Na Espanha, Miguel Torres, um dos mais renomados vinhateiros locais, estuda a implantacao de vinhedos nas partes baixas dos Pirineus, na divisa com a França.
Posso estar pintando a situacao com tons fortes, pois tudo e hipotese.
Essa situacao , pode nunca se tornar realidade.O nosso planeta pode nao esquentar tanto.E ainda assim , sempre teremos a tecnologia a nosso dispor .
De qualquer forma, o aquecimento global devera provocar algumas mudancas bastante perceptiveis nos vinhedos. Ou melhor, ja esta provocando , desde o seculo passado, e foram beneficas para nos. Vinhos mais concentrados, macios, com mais alcool, num estilo que agrada o gosto medio do consumidor, ficaram mais comuns. Portanto, se houve um aquecimento global na segunda metade do seculo passado, ele foi positivo a industria do vinho. “Com o vinho, podemos sentir as mudanças climaticas”, afirma o climatologista Gregory Jones, da Southern Oregon University
Jones, que e de uma familia de viticultores do Oregon, diz “Bordeaux hoje consegue amadurecer consistentemente suas uvas.” "O problema e que, se as mudanças climaticas do passado foram, em linhas gerais, boas para a viticultura, as do futuro provavelmente nao serao tao benignas. Para sobreviver, o vinhateiro tera de se adaptar aos novos tempos"
E nos teremos que nos adaptar tambem.Talvez os vinhos que mais gostamos, sejam diferentes do que sao hoje.Ou talvez nao.
Mas fica uma pergunta:Sera que na Suecia tem terroir bom?

Nenhum comentário: