domingo, 4 de janeiro de 2009

Chateau Romassan


Ano passado, participei de um almoço,na casa de uma amigo querido, onde fui apresentado a um vinho rosé.A ensolarada manhã de domingo, e um delicioso salmão defumado,completaram a apresentação.
Era o Chateau Romassan.
Depois que os vinhos rosés voltaram às prateleiras das lojas de vinho , degustei vários , mas sempre ficava algo a completar.Ou eram muito encorpados,ou muito rosado ou vc sentia muito acúcar residual , no final da boca.
A Domaine Ott foi fundada em 1912 por Marcel Ott, um engenheiro agrícola da Alsácia que sonhou em estabelecer uma grande vinícola perto do Mediterrâneo. Hoje, as vinícolas são possuídas e administradas pela Champanhe Louis Roederer e produz algunsdos vinhos mais prestigiosos do mundo.
Estes vinhos são feitos em três areas distintas diferentes, no Bandol e Côtes de Provençe: Château Romassan, Clos Mireille e Château de Selle.
O vinho a que fui apresentado,é o Château Romassan , que foi adquirido pela família de Ott em 1956 e fica ao pé da aldeia de Le Castellet, no coração de Bandol. O vinhedo foi todo remodelado , pelos anos que se seguiram,sendo plantadas mudas Mouvedre,Grenache,Cinsault e Syrah de qualidade
Esta região é sabida pelas suas paisagens constituídos de pedras , com vinhedos plantados em terraços vastos com exposições variáveis ao sol. A fertilidade pobre da terra é compensada pela grande quantidade de matéria organica .O Château Romassan tem 148 acres que plenamente são dedicados a produção de vinho. (Fonte:Dom Ott)
O vinho me seduziu pela sua cor-de-rosa alaranjada, que está em harmonia perfeita com os aromas de frutas vermelhas pequenas, pêssegos e flores.Na boca se mostrou fresco e saboroso também.
É importado pela expand.
Bom domingo.

Nenhum comentário: