sábado, 21 de fevereiro de 2009

Ah,... a uva Pinot......Os vinhos.......


Aproveitando o gancho do post do Wine Broker, fiquei pensando sobre os vinhos dessa cepa.Parece que todos os blogs que existem por ai ,já definitivamente esgotaram o assunto.Mas não é assim definitivamente.Meu vinho favorito é o Borgonha. A Pinot e a Chardonnay da Borgonha.Me agradam muito os Pinot Neo Zelandeses e especificamente o Russian River, na California, tbm.Já provei Pinot de outros lugares , mas sempre me incomoda o excesso de corpo desses vinhos.Podem ser daqui do Brasil ou do Chile, ou Itália, ou Austrália.
Ai a gente resolve ir conhecer in locco esses lugares.Ver o que faz esse vinho ser tão maravilhoso.Ver como é feito .Ver como são as parreiras.Ver como saõ as uvas.Ver como é o solo.Ver um pouco do terroir.O clima.Ver as pessoas.Conhecer um pouco da cultura, das tradições.As vezes não tem tradição nenhuma.É o lugar mesmo.
Não fui ainda aNova Zelândia, mas já fui a Borgonha e ao Russian River.
A região do Russian River parece um pouco aqui com Minas Gerais.Vc sai de San Francisco subindo pela estrada e vai vendo os morros e umas vacas.Uma paisagem tranquila.Ai, chegamdos nos arredores de Healdsburg.Pega uma estrada pequena e ai vê o que acontece lá.O rio ,quando fui quase não se via.
Vc pega uma estrada estreita , com curvas e vai vendo o segredo do lugar.Pequenas propriedades, vinhedos não muito extensos.De um lado e do outro , vinhedos.Na sua maioria Pinot e Chardonnay.Deu para sentir o clima de lá, mas ou menos o que eu esperava.As vinícolas são muito jovens , assim como os donos , e as pessoas que trabalham.Tudo muito moderno.
Lógico, é a California, ainda não tem aquela tradição.Mas senti muita alegria.E senti muita paz tbm.Um lugar abençoado.
Quando veio o vinho, queria levar tudo que podia , mas não deu.Tenho que voltar lá.
A Borgonha, é muita parecida com o Russian River.Saímos de Dijon pela Route du Vin,para Beaune, e me veio à memória , a California.
Tbm, uma estrada pequena mas com mais carros.Pequenas propriedades, vinhedos não muito extensos.Pinot e Chardonnay na sua maioria.As vinícolas são mais antigas e as pessoas tbm.Mas tem muitos jovens trabalhando.Muita modernidade na produção dos vinhos.Eu já esperava isso.
Mas existe uma diferença crucial .Acho que isso que faz a gente sentir essa paixão pela Borgonha.As sua tradições, a sua cultura, a maturidade daquela terra.Pude sentir isso.Não apenas nas cidades que andamos.
Tantas lágrimas derramadas ao longo dos anos, em alegrias e tristezas.Reconstruir tudo depois de guerras, tão insanas..A terra sofreu como as pessoas.A gente não fala que a parreira tem que sofrer para dar o melhor de si?Por isso o terroir da Borgonha é diferente, não digo único.
Veio o vinho, tbm queria levar tudo que podia, mas não deu.Tenho que voltar lá.
Só falta agora a Nova Zelândia........Tenho que ir lá.......

Nenhum comentário: