domingo, 8 de fevereiro de 2009

Baron de Lantier 1991



Esse ai é o Baron de lantier safra 1991.Algumas pessoas vão me perguntar: mas ainda existem exemplares desse vinho por ai?
Bem, existem.
Lá pelos idos de 2002, fomos nós , um grupo de enófilos que fazíamos parte do Lista de Discussões sobre Vinho, criada na internet por Carlos Arruda e Júlio Anselmo,convidados por Adolfo Lona para conhecer as instalações da Martini & Rossi , que ficavam em Garibaldi.E ver a linha de produção dos vinhos e espumantes que o grupo fazia .Passamos um final de semana muito produtivo, onde além da Martini , conhecemos outros vinícolas da região.
Ali fui apresentado ao Baron de Lantier.
Lona nos contou que chegou ao Brasil em 1972, vindo de Mendoza , para trabalhar na elaboração de vinhos e espumantes da Martini.Algo incipiente na época.
Em 1987 foi lançada a primeira safra do Baron, feito a partir de uvas Cabernet Sauvignon.O Clima ajudou muito em 1991, aquela que foi a primeira safra espetacular que a Serra Gaúcha originou.Vários vinhos daquela safra foram premiados , mas foi o Baron de lantier o vinho que mas se destacou.
Em 2002, ainda haviam alguns exemplares , quardados sob 7 chaves por Adolfo Lona, que gentilmente me cedeu 2 garrafas.Outra ganhei em um sorteio.
Foi uma delas que abri nesse final e semana, juntos com outros vinhos e alguns amigos.
A minha dúvida era , de que , passados 17 anos , como estaria o vinho.Os vinhos brasileiros, avaliei,não são tão longevos.
Com 100% de Cabernet Sauvignon, esse vinhos estagiou 12 meses em carvalho, tendo 12,5 graus de alcool.Depois 24 meses descansando na garrafa, antes da venda.
A analise inicial visual mostrou o vinho com seu volume na garrafa ainda preservado, e um pouco de borra.
Optei por um saca rolhas de lâmina, para salvaguardar a rolha.Para minha surpresa ela se encontrou em um estado muito bom.Apesar de totalmente molhada, ainda tinha boa consistência e rigidez.
Servi o vinho e observei inicialmente sua cor, com muitos reflexos laranjas e limpidez.Muito boa.
No nariz, senti de cara muita terra molhada, ainda alguns aromas de frutas, e uma madeira leve.Passados alguns minutos, senti um adocicado , um pouco de ervas secas.
Na boca a surpresa.O vinho passados 17 anos continua vivo e em evolução.Me pareceu untuoso e maduro.Redondo, excelente acidez, leve madeira .Secou a minha boca , senti muita persistência e um final longo.
Mas como um vinho nacional está tão bom, e ainda vai longe?Naquela época não haviam ainda as técnicas modernas de condução de vinhedos e vinificação.
Talvez, pela safra 91, e , a, condução competente de Lona.
Não ficou atrás de outros vinhos da mesma idade que consumimos.Agradou em cheio a todos.
Mostrou que nossos vinhos ao longo do tempo tem condições de gurada e consumo , como os melhores Italianos ou Franceses.
Ainda tenho mais 2 garrafas .Veremos a próxima.

5 comentários:

Unknown disse...

Ainda hoje tenho uma garrafa intacta desse vinho, dessa mesma safra.

Não acredito que esteja apropriado ao consumo depois de tanto tempo, e também pelo armazenamento inadequado.

Mas o mantenho alí.

Unknown disse...

Oi, eu ganhei uma garrafinha de 180 ml de 1982.
Esse vinho ainda pode ser consumido?

Obrigado

Anônimo disse...

Parceiro, vc disse que baron de lantier começou em 1987, pode ser no cabernet, mas tenho duas garrafas de merlot...safra 1982

Unknown disse...

Eu tenho uma garafa so da safra de 1982 conservado apenas rotulo um pouco denificado pelo tempo.

Unknown disse...

Eu tenho uma garafa so da safra de 1982 conservado apenas rotulo um pouco denificado pelo tempo.