domingo, 17 de maio de 2009

O que vai ser da Expand?

Pegando um gancho no post do Papo de Vinho, li hoje matéria na Revista de Domingo de o Globo, que a Expand estaria em crise por causa de muitas dívidas com bancos e fornecedores. Por isso anda perdendo marcas tradicionaios do seu portfólio.E que um emissário do Conde Antinori, esteve aqui recentemente para trocar de representação.Foi dito pelo articulista que existem milhares de caixas de vinhos da Antinori,no porto de Vitória, esperando por liberação.A reportagem tbm cita vários ex diretores que estariam se aproveitando desse momento, para abrir suas próprias importadoras e , óbvio, com marcas que a Expand sempre vendeu.Otavio Piva , diz que esse momento vai passar e quem está saindo não irá fazer falta.E disse que vai abrir mais lojas para alavancar suas vendas.Parceiros como a Concha y Toro irão continuar.
Não é segredo que esse derretimento da Expand , já vem há algum tempo.
Alegrini,Biondi Sandi,Gaja,Tasca Dàlmerita, entre outros foram substituídos por novas marcas do novo mundo,mais comerciais e desconhecidas.O empório Santa Maria foi vendido, assim como a participação no Rio Sol.
Uma nova abordagem dos clientes, tbm começou com um jornal best buy mensal. Talvez , isso já fosse um sinal dos tempos difíceis que estavam por vir.
E pena essa crise.Torço por um final feliz, pois sempre enxerguei a Expand como a ponta de lança das importadoras de vinhos.Quem não se lembra das mostras de vinhos que eles já fizeram?
Eu acho que quanto mais importadoras existirem , melhor para nós, pois existe competição.
Vamos acompanhar esse processo todo com esperança.

3 comentários:

Nosso Vinho disse...

Quero entrar nesta discussão levantada pela matéria e por seu post. Dou meu apoio total a Expand da qual sempre fui cliente e onde aprendi a gostar de bons vinhos. O jornalismo brasileiro de maneira geral adora o fracasso e confere muito mais atenção a ele do que o sucesso. Uma infelicidade da cultura nacional. Torço pela Expand e neste momento pretendo dar prioridade a ela na hora de comprar meus vinhos. Como você diz, a competição é saudável e enfraquecer a mais renomada importadora do país só traz perdas ao consumidor. Nada contra as demais, da qual inclusive também sou cliente, mas sinceramente espero que as tais dificuldades expressas pela reportagem virem passado rapidamente.
Paulo

Anônimo disse...

Olá Chiquinho,
Também acho tudo isso muito triste, pois a Expand que começou com a história de trazer vinhos importados ao Brasil.
Vamos aguardar um final feliz.
Carolina Escobar.

Chiquinho Badaró disse...

Parece que ficam fazendo força para afundar ainda mais a Expand.E acho totalmente sem ética ex diretores roubarem marcas.Eles aprendem o caminho das pedras, e ai fica fácil.
abs