quinta-feira, 11 de junho de 2009

Chateu LaTour 1980



Certos vinhos ficam sempre na nossa mente como ícones , e quando vc tem a oportunidade de experimentá-los, parece que estamos realizando uma espécie de viagem a um lugar imaginário, onde vivemos experiência impares
Esse ai foi o Chateau LaTour 1980.É um Premier Grand Cru Classé.
Falar sobre ele é fácil. Aqui no enoblogs , muita gente já falou e sempre ele vai ser assunto importante Merecidamente.
O Chateau Latour tem uma área de 65 ha, e fica na comuna de Pauillac.
Os vinhedos são muito antigos e as uvas vem de uma area chamada "Grand Enclos". Tem as cepas da Doc , Cabernet Sauvignom Merlot,Petit Verdot,Cabernet Franc.O vinho é um blend, com maior quantidade de Cabernet.Estagia 18 meses em carvalho novo, lógicamente francês.
Tem uma história que remonta o ano de 1331.Mas , a produção de vinhos como vemos hoje, só veio no século 18.A torre, que originou o nome é chamada de Saint Lambert.Foi destruída em uma das muitas guerras que aconteceram na região e depois reconstruída.
Uma cor rubi,intenso com traços alaranjados, nos brindou com aromas minerais, terra molhada,petróleo, frutas negras maduras, café, tabaco,couro,madeira leve.Evoluiu para alcaçus, flores do campo, frutas carnudas brancas.
Na boca ainda estava muito frutado.Com 29 anos , senti que ainda tinha muito tempo pela frente.
Um vinho espetacular: aveludado, untuoso,elegante, persistente,acidez perfeita,encorpado,macio,equilibrado.Encheu a boca, me agradou plenamente.
Uma viagem a vários sentidos e sensações .

Um comentário:

Guilherme Lopes Mair disse...

Pô, Chiquinho... essa é pra dar inveja no pessoal!!! Hehehehe

Parabéns!

Um abraço

Guilherme
wwww.umpaposobrevinhos.com.br