segunda-feira, 8 de junho de 2009

Guga,Federer ,Nadal ! Champagne !E os 4 Mosqueteiros

Quem é aficcionado em Tenis, assistiu ontem a conquista épica de Roger Federer.Ganhar em Roland Garros é épico mesmo.Para mim, o torneio de tenis mais difícil que existe.Aquela terra batida nivela os jogadores, pois quase todos jogam bem .Eu já havia assistido muito títulos: os 6 de Borg,os 3 de Guga e os 4 de Nadal, entre outros.Muita luta e muito técnica para vencer.
Esse torneio surgiu em 1891, mas só podiam jogar tenistas registrados na Federação Francesa.Em 1925, ele foi aberto a tenistas internacionais.Virou French Open.Ai se decidiu construir um grande complexo de campos , onde pudesse ser jogado.Uma grande área em Porte d’Auteuil.
E tbm porque nessa época existiam os 4 mosqueteiros.Mas não os do romance de Duma's.Quatro tenistas que juntos ou separados ganharam, 43 títulos de Grand Slams ( entre simples e duplas) e 6 Copa Davis.Os maiores tenistas franceses de todos os tempos.Dominaram Roland Garros entre 1923 e 1931.Decidiu-se , defender o título da Davis ganho 1927, em um novo estádio.
Eram :
Jean Borotra,Jacques Brugnon,Henri Cochet e René Lacoste.
Eles mereciam tamanha homenagem.
O novo complexo de 3 ha,recebeu o nome Roland Garros, uma homenagem a um famoso piloto de caça francês , que morreu durante a primeira guerra mundial.Por acaso, seu primeiro voo de monoplano, foi no de Santos Dumont, em 1909.
Mas , fiquei curioso com um detalhe ontem.Ao ver imagens da taça sendo levantada reparei no seu nome: Copa dos Mosqueteiros, e reparei mais .Na parte superior tem uma coisa chamativa para nós enófilos.Folhas e cachos de uvas, francesas sem dúvida.
Na certa para sugerir como essa honra deve ser comemorada.Muiiita Champagne.

Nenhum comentário: