domingo, 14 de junho de 2009

Nota de Falecimento: Jean Hugel


Faleceu nessa quinta passada dia 11, Jean Hugel, da Hugel e Fils.É uma tradicional produtora de vinhos da Alsacia.Ele foi uma vez entrevistado por Renato Machado, dentro da sua Domaine, em uma série de reportagens sobre o vinho Francês.Foi a pessoa "mais importante para o desenvolvimento da indústria do vinho da Alsacia no século 20", diz o The Pour.
Jancis Robinson , tbm o homenagea, veja aqui.
Jean , nasceu em 1924.Era o irmão do meio, entre Georges e André.E como muitos nascidos na Alsacia, foi obrigado a servir nos exércitos de Hitler.Apesar de sido treinado, nunca entrou em combate.
Depois da guerra , não sabia mais se era Francês ou Alemão , pois já faziam 5 anos que não falava a língua pátria.Graduou-se em engenharia agrícola em Montpellier.Aprendeu que o vinho se faz no vinhedo, não na vinificação.A uva vem da força da terra e da parreira.Era um crítico do excessivo uso de fertilizantes.Participou da demarcação de vinhedos grand cru,como diretor, pois achava que as áreas deveriam ser particularmente determinadas.
Deixa como legado na importância dos vinhos alsacianos os de colheita tardia e seleção de bagos nobres, pois ajudou na criação da legislação regulatória para a produção , que após 7 anos de lutas foi aprovada.
Um visionário que nos deixa.Uma pena !

Nenhum comentário: