quarta-feira, 17 de junho de 2009

O Chile, seus vinhos e o tempo.

Ontem tivemos a oportunidade de degustar dois vinhos Chilenos ( Domus Aurea e Equis), e comprovamos a teoria que quanto mais tempo propiciamos ao caldos chilenos , melhores eles ficam.
Muitos vinhos que chegam por aqui, quando jovens, se mostram muito tânicos e duros.Não me agradam.Tem aquela pressão para o consumo ainda , na juventude , aproveitando as frutas , exuberantes.Mas , podemos esperar, quando dá?
Sim , quando temos essa chance, esperamos e somos brindados com excelentes caldos.Mas existem exceções.Já abri alguns Chilenos velhos que não me disseram nada.
Apesar dos vinhos, degustados, serem de safras diferentes(97 e 98), ambos não nos decepcionaram.
Na comparação, apesar do Equis ter merlot, ficou bem nítida a diferenca das safras.Me disseram qua a safra 98 foi mais molhada, choveu mais, e que os vinhos não envelheceriam bem.Mas achamos o Equis envelheceu bem.Não estã tão elegante e carteziano como o Domus.Mas esse molhado que sentimos no nariz, foi muito gostoso.Achei o Equi no seu ápice.
O Domus , envelheceu bem , não está no seu ápice.Totalmente evoluído.Me surprendeu pela sua qualidade, pois é apenas a segunda safra produzida.
Não foi unânime a impressão que poderíamos esperar mais algum tempo e esses vinhos estarão melhores ainda.Eu achei que o 97 , deve ainda melhorar e que o 98, atingiu seu melhor momento.
Mas ficamos apenas nas suposições , e nos deliciando com essas duas jóias chilenas.Mas , concluímos que, se possível, devemos dar tempo aos chilenos , eles merecem.
O tempo foi muito bom para esses dois senhores.

Nenhum comentário: