terça-feira, 4 de agosto de 2009

A degustação da Confraria de Enoblogs !!

Participei esse último final de semana da degustação mensal , promovida pela Confraria Brasileira de Enoblogs.Muito divertido.Apesar de ainda estarem faltando opiniões de blogueiros, achei muito válida a experiência.Muitas idéias dissonantes.Muitos aromas diferentes, cores e gostos.
Pude observar as as fichas de degustação e , sentidos e paladares diferentes dos meus.É importante, pois aprendemos mais com esses diferenças ,do que achamos.Deixei de dar nota ,para me fixar nas impressões do vinho.Eu sempre dou notas, mas não é prazeroso.A nota já virou atestado de qualidade.Embora TODOS os vinhos tenham nota sempre de 85 para cima.
Já sei do vinho de Setembro.Vamos esperar para ver como será.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é! Esta quase "fixação" por notas me parece mais nocíva do que benéfica. A quantificação de aspectos, que no fim são subjetivos, deveria ter apenas a função de dar pistas sobre a qualidade de um vinho. Mas o que está acontecendo é a criação de um sistema rígido e pouco estimulante. Muitas pessoas acabam por gostar deste ou daquele vinho só pelo fato de ter boa pontuação.

Triste, mas é verdade. Isto fere o princípio do prazer na degustação dos vinhos. E é tão legal ter opiniões diferentes... tão enriquecedor.

Parabéns pelo blog, Chiquinho!

Marcelo Oliveira
http://vinificando.wordpress.com

Adriane disse...

Em visitas com confrarias fui visitar a vinícola villaggio grando próximo de caçador, em santa Catarina, que lugar maravilhoso, é lindo e os vinhos nem se fala, muito bom!eles sempre recebem confrarias de varios lugares. vai a sugestão!