domingo, 23 de setembro de 2012

Dom Pérignon Brut 1996



Abri essa Dom Pérignon com muita expectativa, pois a safra é longeva.Segundos pontuadores de plantão, a safra 1996 foi muito boa.Consegui acompanhar bem ao longo dos anos a evolução , pois tinha 3 garrafas.Essa foi a última.Para quem gosta de Champagne, considera a Dom a melhor de todas.Eu acho muito boa, mas não é a melhor de todas por causa do tamanho da produção, que chega a milhões de garrafas.Infelizmente a parte comercial da LVMH, mostra sua face nessas horas.Eu comprei essa garrafas no Free Shop de São Paulo ao longo do tempo.Com um preço muito competitivo.
Ao abrir notei que ela já não tinha muito gás, lógico devido a idade.Me preocupei pois é uma sinal de decadência.
Produzida pela casa Moet & Chandon, com as cepas  Chardonnay e Pinot Noir
Servi duas taças de tamanhos diferentes para poder sentir os aromas , de duas fontes .
Na Taça mostrou que apesar de 16 anos ainda estava com perlage excelente, e visualmente me agradou.
Mostrou na taça um  amarelo âmbar,bem intenso e brilhante. Senti no  nariz aromas de amêndoas,casca de pão, pêssegos,lixia,limão,leve pimenta,minerais,flores, frutas secas.
Na boca, me surpreendeu pois ainda não está no ápice.Talvez dure mais um tempo ainda.
Elegante,excelente frescor, ótima acidez ,muito intensa e estruturada, afinada,balanceada,persistênte.
Um final longo e  agradável.
Nunca tinha degustado uma Champagne, que me ocasiona-se  tanta surpresa como foi essa safra 96.
Serve para derrubar um mito:que  Champagnes safradas não tem longevidade.Ainda bem!!!

Nenhum comentário: