quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Leilão da Adega do Edemar Cid Ferreira?Eu me arriscaria !!



Vc se arriscaria a arrematar um vinho da adega do Edemar Cid Ferreira?Meu confrade Azeredo , um legítimo lusitano, se arriscou.
E o que foi que aconteceu??
Ele mesmo relembra

Meu Amigo,
Aqui vai a historia,
**
Em 2000, nas comemorações dos 500 anos  do achamento do Brasil, Edemar Cid Ferreira era Presidente da Associação Brasil 500 Anos e organizou va\ários eventos, entre eles a exposição Brasil+500.
Convidou o Amauri Faria para um projeto em conjunto com a CVP/IVDP (Confraria do Vinho do Porto/Instituto do Vinho do Douro e Porto) numa compra de 2000 garrafas numeradas de Vintage 1997, engarrafado em 1999.
O sofisticado conjunto vinha dentro de uma caixa de madeira aroeira amazônica, com uma placa metálica.

A caixa , era  forrada de seda, continha um Decanter e uma garrafa de  Porto Vintage  safra 1997 ,500 anos  do Brasil.

O Decanter era de fino cristal feito à mão na cristaleira Atlantis de Alcobaça, com o logotipo do evento gravado, Š"500 anos Brasil ".

A garrafa tem os dados e o numero que me coube N°1184.
E o que tem de extraordinário tudo isto....

18 casas produtoras cederam uma parcela de seus vintages de 1997.

 Adriano Ramos Pinto ,Barros,Calem,Castelinho,Churchill"s,Ferreira,Fonseca,Forrester,Krohn"s,Messias,Osborne,Poças,Quinta do Portal,Romariz,Rozès,Sandeman,Taylor's e Skeffington


Com os quais foi feito um blend no IVDP, que deu este Vintage. Este é um vinho raro e único, que nunca mais existirá.
E como chegou ás minhas mãos?
Com a intervenção no Banco Santos em 2004, feita pelo Banco Central,eles   apreenderam as garrafas  dentro do depósito e a Receita Federal   fez um leilão eletrônico  em 2006.
Eu arrematei um conjunto.

Foi este Vintage de 1997 que bebemos entre amigos no VAM 2010.

Creditos:J L Azeredo

Ai eu completo, que nunca na minha vida , eu degustei um Vintage tão diferente e típico.Um assemblage único.Eu não consegui achar a minha ficha de degustação.Mas , era , um fenômeno!!!
Se valeu o risco , de arrematar um vinho que nem estava adegado??
Quem estava lá em Campos do Jordão , conosco, garante que sim!!
Veja as fotos:





Nenhum comentário: