quarta-feira, 24 de junho de 2009

É enoblog ou relações públicas???

Depois que resolvi criar um blog para falar de vinhos, vivo recebendo emails de empresas que fazem Assessoria de Imprensa.As pessoas são sem limite porque chegam a me sugerir pautas e oferecer vinhos.As vezes eu fico penalizado porque sei que os caras estão trabalhando.
Resolvi até pesquisar sobre esse tema e , veja, achei interessante.
Grandes empresas de comunicação estão criando blogs sobre diversos assuntos.O articulista se identifica como jornalista.Tudo certo,é imprensa mesmo.É sua opinião.
Ricardo Noblat,ClaudioHumberto,Juca Kfoury,Barbara Gância, são exemplos disso.Tem muitos outros.
Tem blog de vinho no O Globo, mas é a opinião do articulista.Está expresso.
Mas seria ético , vc criar um blog para simplesmente copiar press release?Ou para divulgar seu trabalho de assessor de imprensa, sem caracterizar isso?
É ético um enoblog , ligado a um meio de comunicação?

Isso não é jornalismo e sim relações públicas.Não é opinião de nenhuma pessoa , apenas fatos a serem divulgados.Fatos , as vezes com informaçoes incompletas ou erradas.
Para nós blogueiros amadores é uma disputa desleal.Por trás desse blog tem um monte de gente trabalhando , entidades corporativas ,grupos econômicos.
Como eu , vejo vários blogueiros amadores, fazendo posts muitos interessantes, emitindo suas opiniões.Falando dos vinhos que gostam.Qualquer vinho.Lugares que foram.Dicas diversas.Muito bacana.
Eu leio muita informação boa, e ruim tbm.Até eu escrevo umas abobrinhas as vezes.
Mas , totalmente amador.
Minha praia é outra.Vinho é hobby, lazer.
Vc confiaria em uma dica dada por um assessor de imprensa?

3 comentários:

Fabiana disse...

Olá Chiquinho,

Coincidentemente sou assessora de imprensa (por profissão) e tenho um blog (por paixão) que fala exatamente o que você descreve: abobrinhas particulares sobre vinhos.

Ao mesmo tempo em que entendo que o espaço do blog deve ser uma coisa isenta, vejo o trabalho das assessorias de imprensa em se adaptar a este novo contexto, em que a mídia "oficial" (jornais, tvs e rádios) passa a concorrer enquanto fonte de informação com os conteúdos criados pelos próprios cidadãos. Este fenômeno tem mexido com a cabeça de muita gente no meio de assessoria de imprensa, e nós de fato ainda estamos batendo cabeça para entender o caminho correto.

Acho que você tem razão quando fala que publicar press releases em um blog não é jornalismo, é relações públicas. Mas também acho que quando um produtor de conteúdo, seja lá de que tipo for, recebe um press release sobre um assunto de interesse, abre-se uma porta para que ele possa pesquisar e emitir sua opinião sobre o fato - seja ela boa ou não. A partir do momento em que você resolve escrever sobre um assunto e adquire audiência, você vira um formador de opinião!

Minha sugestão é que você continue não confiando em dicas dadas por assessores de imprensa. Mas que, pelo sim, pelo não, dê uma investigada.

Grande abraço,

Fabiana Andrade.

Savaris disse...

Ola!
Achei muito interessante esse seu post. Tambem sou uma blogueira amadora e ja havia observado isso a algum tempo. Inclusive saiu uma materia na revista epoca a uma ano atras sobre esse assunto, onde um enologo famoso fez de conta em ter um restaurante ficticio e uma certa revista conceituada aceitou sua inscriçao para divulgar sua carta de vinhos e o pior foi premiada como a melhor!!!Infelizmente algumas pessoas fazem disso um comercio errado e acabam dando notas a alguns produtos sem fundamento.Claro que existem pessoas muito competentes e unanimes no assunto, mas realmente da pra se pensar se devemos ou nao acatar algumas opinioes.Sou iniciante na arte e isso pesa muito!!! Parabens pelo post.
um abraço!
Denise.

Chiquinho Badaró disse...

Fabiana
Correto o que vc coloca.Se o press release é bom ou interessante, cite a fonte, cite de onde recebeu.Esclareça tudo, ai fica ético.
obrigado pelo comentário