sábado, 5 de setembro de 2009

Os vinhos franceses podem acabar, diz o Greenpeace !


O Greenpeace divulgou relatório, que alerta para uma catástrofe futura.Veja:Tem até gráficos que comprovam a tese.
Se continuar o atual ritmo do aquecimento global a França poderá deixar de produzir vinhos de qualidade, com a migração das áreas de produção atuais , para mais de 1.000 km ao norte .
Essa mudança , pode levar ao risco da destruição de uma cultura que levou séculos para ser construída,e de uma industria de 9 bilhões de euros.Algumas cepas , como a Pinot, podem estar no limite da adaptabilidade na Borgonha, e um mudança seria premente.
O conceito chave no caso da França é o terroir, a soma de condições impares de produção, como clima e solo.A mudança de um dos fatores importantes, no caso a temperatura, certamente vai afetar a qualidade do vinho.
O verão de 2003, seria um exemplo,onde houve queda de 37% da produção na Borgonha.Segundo Bernard Seguin, do Instituto da Pesquisa Agronômica de Avignon,"uma temperatura com elevação de 3 ou 4 graus, e uma seca marcada a partir de junho mostrou felizmente os limites de em enfoque empírico dos efeitos de uma mudança climática". O verão quente não trouxe resultados de uma catástrofe, pelo contrário, foi até benéfico para alguns produtores.
Esses estudos exageram um tanto como se nota pela análise da fontes citadas nele.Não há dúvida que o aquecimento vai afetar a produção vitivinícola, mas em alguns casos será até para melhor.
Nota do blogueiro :Mas , uma coisa é certa .O aquecimento já está agora , influenciando as videiras.
Fonte>Folha de São Paulo, 05.09.09

Nenhum comentário: