domingo, 4 de março de 2007

Quebrando paradigmas



Em 1960, foi fundada em Mendoza, a Chandon da Argentina, que viria a ser a primeira bodega do grupo frances fora da Franca.A regiao foi escolhida pelo enologo Renaud Poirier.Especificamente em Lujan de Cuyo, aos pes da Cordilheira dos Andes.
No comeco se produzia apenas espumantes e vinhos genericos.
Uma antiga bodega fundada em 1898, onde Pedro Domeq, produzia brandy, fazia esses vinhos sob parceria.
No comeco dos anos 90, comecou a ser gestado um projeto visando o mercado internacional, com a fabricacao de vinhos varetais.
Em 1989 , a bodega foi comprada e remodelada.A Chandon Argentina, reformou a propriedade no coracao de Perdriel .Foram mantidos elementos originais para se conservar o espirito da antiga bodega. E la se iniciou exclusivamente a producao de uma linha de vinhos , na Terrazas de Los Andes.
O nome Terrazas em espanhol quer dizer terraços .
Mendoza oferece tal diversidade de climas e solos que cada cepa encontra sua terra de adaptacao em uma zona particular da provincia. Aos pes da Cordilheira dos Andes se encontram as terrazas: superficie de terras escalonadas emplacadas entre os 600 e 1600 metros sobre o nivel do mar, beneficiada por microclimas especiais , que favorecem as videiras.
Os enologos descobriram depois de 40 anos de estudos
, que a Syrah rende seus melhores frutos a 800 metros sobre o nivel do mar, nas terrazas de Cruz de Piedra; o Cabernet a 980 metros, nas terrazas de Perdriel; o Malbec a 1067 metros, nas terrazas de Vistalba e o Chardonnay a 1200 metros, no vale de Tupungato.
Na Finca Las Compuertas , com vinhedos de 70 anos de idade em Vistalba, se produz o Terrazas Gran Malbec. Ele permanece 18 meses em barris de carvalho novos e 12 meses nas garrafas antes de ir a venda.
Eu degustei a safra de 1997 , essa semana que esta terminando e posso dizer que bebi um vinho sem igual na Argentina.
Foi uma explosao de aromas de frutas negras muito maduras, cafe e tabaco.Na boca estava totalmente redondo, com seus taninos domados e imperceptiveis.Um veludo veio a minha mente na hora que ele atingiu meu palato.
Dizem que os vinhos sul americanos nao tem estrutura para envelhecer, mas esse teve.Esta no seu apogeo aos 10 anos de idade.Espetacular.

Nenhum comentário: