sábado, 19 de maio de 2007

Um toque de elegancia ...

O Vibrafone foi inventado no seculo 20, e e um idiofone, composto por diversas teclas com altura definida, montadas num suporte sobre tubos que servem para amplificar seu som e agir como ressonadores.
Todo mundo ja brincou com um quando crianca
Um expoente no uso desse instrumento foi Milt Jackson.
Bags, como era chamado foi o principal vibrafonista do jazz pos swing.
Nascido 1923 em Detroit, tocou violao e piano, ante de se decidir pelo vibrafone.
Tocou com Dizzy Gillespie , comecando em 1945, depois fez parte de seu sexteto em Nova Iorque.Ou seja, ele esteve presente na cena bebop desde os primordios, sendo o primeiro a dominar o novo estilo.
Ele esta ligado ao Modern Jazz Quartet,uma instituicao do jazz.Participou desde sua origem em 1952, sendo o homen de impacto.Em comparacao com o som de seus parceiros , o fraseado agil e incisivo de bags poderia parecer inadequado para o austero conjunto.Mas so aparentemente.Na realidade completava maravilhosamente o som geral do grupo.
Era o parceiro ideal para John Lewis,Percy Heath e Connie Kay, e o contexto sonoro era elegante e equilibrado, ou seja, era Bags.Essa vida toda dedicada ao Jazz da mais alta qualidade fez com Bags se torna-se uma unanimidade entre a critica jazzistica.
Ele logrou estabelecer o vibrafone dentro do ambiente competitivo do bebop.Sua musica e um modelo de competencia e consistencia, um paradigma de virtuosismo,criatividade e elegancia.
Ao mesmo tempo que experimentava formatos novos e sofisticados dentro da estetica do third stream,ele sempre se manteve fiel as suas raizes.Ao mesmo tempo que seu vibrafone amiude explode veloz e nervoso nas composicoes mais rapidas, tbm se mantem expressivo nas baladas.
Em 1997 ele recebeu o premio "American Jazz Master "do National Endowment for the Arts, o mais importante premio de jazz dos Estados Unidos, concedido somente aos maiores nomes.
Pus um link de um cd ai, pra vc comprar e experimentar ouvir um outro tipo de jazz.
Bem equilibrado,vc vai gostar ,tenho certeza.










E

Nenhum comentário: