sábado, 24 de janeiro de 2009

Ciência,aquecimento global, e a padronização dos vinhos

Excelente artigo de Manuel Carvalho na Revista Blue Wine, me leva a considerar muitas coisas sobre vinhos.Porque nós seres humanos cada vez mais queremos que a ciência,resolva o que a natureza nos brindou?Ou mesmo porque queremos a solução a curto prazo de problemas ambientais causados por nós mesmos e nossa ganância?Ou porque somos tão paternalistas ,a ponto de não reconhecer outros vinhos melhores do que os produzidos no nosso país?
Um vinho da Italia, ou um vinho da Nova Zelândia, ou mesmo um vinho da Serra Gaúcha, tem seus fans.Cada lugar tem seu próprio terroir, seu povo , sua cultura.Cada um tem sua particularidade, seus taninos, sua acidez, seu corpo.Porque teimamos em não aceitar essas realidades, se ela existe?Porque queremos mudar para melhor ou pior o que fomos brindados?
Não entendo os tradicionalistas preocupados , com um vinho do novo mundo , disputando mercado com o vinho da França.O que me preocupa é um vinho Francês , com a cara do novo mundo.
Ouvi muitos produtores dizendo que novas regiões vinícolas vão surgir, e antigas vão desaparecer por causa das altas temperaturas, que já tem se manifestado.Já bebi vinhos com acréscimo de 2 ou 3 graus de álcool, que o tornaram muito diferentes.O calor infelizmente veio para ficar , culpa do nosso egoísmo e ganância.Vamos ter que nos acostumar com vinhos de regiões cada vez mais diversas.
O ser humano ,lógico, vai buscar cada vez mais a padronização dos vinhos.Isso é fato.Cada vez mais tenho visto um vinho se parecer com outro, mesmo sendo de uma região completamente diferente.
Tudo por causa dos milhões de dólares que circulam no mercado .Muito disso investido em pesquisas.
Vinho é business, por isso desperta tanto interesse, por isso se escreve tanto, se discute tanto.O mercado consumidor cresceu em todo o mundo, principalmente pelos efeitos benéficos que o vinho propicia a nossa saúde.
Beba o que te agrada , sem esquecer o tradicional.Não feche as portas para o que vai surgir. Mas tenha discernimento de recusar os vinhos ruins.

Nenhum comentário: