domingo, 1 de fevereiro de 2009

Pontuar Vinhos... Sou Contra !!!!


Pontuar vinhos virou meio que moda.Começou com Robert Parker, ai foi para a Wine Spectator,Wine Enthusiast,Hugh Johnson, Gambero Rosso,Descorchados,Guida Doro,Penin,Guia João Paulo Martins,Decanter,Vinho Magazine, etc etc.
Cada país produtor elegeu um meio de julgar seus vinhos, ou de divulgar as avaliações.Ou alguns espertos criaram um jeito de dar notas.Ou de divulgar sua notas.Para uns é de 0 a 100,para outros 0 a 5, para outros 0 a 10, para outros taças, de 1 a 5, etc,etc.
E nós temos que comprar além de tudo , esses guias, ou assinar páginas na internet para nos manter-mos atualizados.
Ai, as lojas e importadoras colocam nos vinhos as avaliações.Como são variadas, coloca-se sempre a mais favorável.Se Robert Parker, deu nota ruim, não tem problema, eu uso Wine Spectator.E assim por diante.Temos solução para tudo.
Ah, tbm tem as contagens de tempo, tipo bola de cristal , para se beber o vinho.De hoje a 2025, por exemplo, como no Guia de Hugh Johnson.Se vc tem um vinho velho, cuidado.Não pode sequer experimentar um pouco que está estragado.
Ora Francamente.Será que vamos viver eternamente nessa Ilha da Fantasia......E olha que o SR Horke (Ricardo Montalban), morreu recentemente.
Alguém já viu alguma coluna , dessas que saem sempre, o articulista falar mal de algum caldo......
TODOS os vinhos que vemos por ai com notas , começam(salvo engano) de 85 pontos.Baixou de 80, cruz credo , é zurrapa mesmo.
Será que os vinhos avalidos , são comprados ou ,....., presenteados........E as viagens para se conhecer vinícolas, sempre 0800.....
Será que temos isenção.....
Segundo RP, ele compra todos os vinhos que avalia.
Fico pensando nos pobres coitados dos produtores, que esperam as notas como uma tábua de salvação.Imagina quando sai nota ruim, o cara se suicida.Em compensação, nota boa,é o céu.O mercado fica engessado.Um vinho novo , nunca será provado, pois não tem nota.
E o consumidor fica viciado, pois só com as notas sabemos a qualidade do vinho.
Por isso digo, NUNCA, comprei um vinho sequer pela nota, embora os vendedores fiquem repetindo como disco arranhado.
E voce...........

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou a favor, veja porque aqui.
http://nossovinho.com/?p=3099

Iví K. Amárál disse...

Eu tb sou a favor de pontuar os vinhos, pois esse tipo de classificação é excelente para a compra de vinhos desconhecidos, quando vc não tem como procurar informações extras e é uma ferramenta muito útil em nossos diários de anotações.

Concordo que o gosto pessoal e decisão de compra não devem necessariamente depender de pontos dados por outros, mas esse sistema ajuda vc mesmo a classificar os vinhos que gosta, isso fica quase automático.

A pontuação é algo teórico e direto, o que eu percebo em minhas turmas de degustação é que os vinhos são analisados independente do gosto pessoal e as pessoas que degustam muito tempo juntas acabam tendo os mesmos critérios.

Se o vinho tem muito amargor ele é penalizado, se ele está desequilibrado tb. Independente do seu estilo.

Enfim, tudo tem um lado bom e ruim.

Bjos

Ivi

www.ivini.com.br

Chiquinho Badaró disse...

Oi Iví, mas vc não acha que deveria seguir seu próprio instinto , ao comprar um vinho...
Se vc se baseia sempre nas notas , onde fica sua percepção do que é bom ou ruim...
É errando que a gente aprende.
Prefiro descobrir sozinho.
obrigado pelo comentário.

Anônimo disse...

Eu dou pontos pelo criterio do que gosto e do que não gosto.
Nunca comprei vinho pela pontuação que ele recebe, até porque compro pelo preço.
Acho que a pontuação é interessante por ser a opinião de alguem.
Tim Tim
Tomaz ( O mundo de Baco)