terça-feira, 23 de junho de 2009

Cone sul e os vinhos....mas e o Brasil ?

Hoje tive a oportunidade de ler um artigo da Jancis Robinson, no Blue Wine, sobre os vinhos sul americanos.Parece uma escrita mais antiga, mas continua atual.
Achei muito interessante o que ela coloca e como coloca.Elogia muito a Argentina, e como ela evoluiu , de um produtor de vinhos mediocres a um grande produtor e exportador.Como era, e como é hoje.Como soube se inserir no mercado vitivinícola mundial.O Chile a mesma coisa, foi elogiado como consegue ser um grande exportador de vinhos.Produtor nem se fala.Até os vinhos Uruguaios foram citados.
O que me incomoda é como o Brasil fica sempre a margem de outros.Somos o maior país do cone sul.Temos muitas aréas produtoras .Até Rolland trabalha por aqui .Muita gente tem investido na melhoria de vinhedos e vinhos.Não dá para entender!
Ela fala que o nosso vinho é muito consumido aqui.Bom ,não sei aonde, pois muitos dizem que nem 10% da nossa população bebem vinhos.Eu vejo pouco.O consumo maior que assisto pertence aos vinhos importados.
Muita gente que tenho conversado me fala que , começou a beber vinhos, com mais assiduidade,e tal.Mas poucos falam do nosso vinho.A maioria dos vinhos que escuto é dos compadres chilenos e portenhos.
Sei que exportamos, pois vivo lendo na mídia notícias dos nossos vinhos sendo premiados e exportados.Que nosso vinho está melhorando, não há dúvida.Mas continuamos desse jeito.
Quando é que o nosso vinho vai deixar de ser Patinho Feio e virar Cisne?Quando é que teremos um ótimo vinho brasileiro com preço decente?Quando é que seremos reconhecidos ?
Ainda espero essas respostas......

Nenhum comentário: