quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cristais e Cristais !!!


O interessante no mundo do vinho é que as vezes vc retira conhecimentos das situações mais prosaicas.A gente aprende mesmo.Até história.
Fui convidado a participar de um painel, onde as vedetes foram as Taças Riedel.Lógico, que era um evento comercial, voltado a pessoas da área de Restaurantes.Fui, e achei esclarecedor
Foram servidos 4 vinhos , todos jovens,  corretos, com muita fruta, e um ou outro com um nariz mais interessante.
Todos 2010:Catena Chardonnay, Malbec e Cabernet Sauvignon, e Almanegra Pinot Noir.
Serve vinho aqui, troca para outra taça, e para outra.Foi assim o tempo todo.Um vai e vem.E deu para perceber que realmente , o vinho fica influenciado nas percepções de aromas e sabores, de uma taça para a outra.
Eu sempre achei a logística atrapalha muito, pois , não dá para vc ter em casa , todo tipo de taça.Mas , podendo, tendo espaço e paciência para cuidar, vc  poderá tratar seu vinho com muito mais cuidado com a taças mais específicas.
Ai veio uma informação que não sabia: Riedel e Swarovski tem mais afinidades do que imaginamos.Lógico que ambas trabalham com Cristais.Ridel taças e Swarovski jóias e acessórios de moda.Ambas são famílias com gerações envolvidas nesses processo, ambos são da Aústria e ambos tiveram que se reinventar após a Segunda Guerra Mundial.
Tiveram que sair da Bohemia e migrar para a Aústria, onde estão até hoje.A Riedel na época da Segunda Guerra fez lentes utilizadas pelos Alemães, e isso fez Claus Riedel ficar preso na Urss um bom tempo.Quando voltou, era o regime comunista na Rep Tcheca, dai ,adeus fábricas. Foi ajudado pelos Swarovski, com retribuição da ajuda de Claus tempos atrás.Tudo novo na Aústria.
Coincidentemente esse felling de Claus , a concepção  sobre  produzir taças de vinho, veio em 1956, uma época de reconstrução da Europa devastada pela guerra.Deu certo, hoje podemos usar as Taças Riedel.
Pesquisei sobre a familia Riedel e achei até um Riedel , que era cientista de foguetes V2 alemão.Morreu em 1944 em um acidente de carro na Alemanha.Será que era parente??

Fonte:http://www.riedel.com/index.php?article_id=337&clang=3
http://www.swarovski.com/Web_PT/en/index
http://www.bergstromwines.com/emailad/images/GeorgJRiedelBio2011.pdf
http://www.ehow.com/about_5333489_history-swarovski-crystal.html

Nenhum comentário: