terça-feira, 13 de agosto de 2019

A Denominação de Origem !!!!





Muito se fala na Denominação de Origem. Eu mesmo já ventilei esse assunto , e sempre vejo  na maioria dos vinhos ou um selo , ou uma citação no rótulo.
Mas afinal de contas, o que é a famosa DOC.
Simplesmente é um sistema de certificação, para garantir a qualidade e a origem dos vinhos.Outros alimentos tbm tem DOC, os queijos por exemplo.Para o Vinho ter o certificado , o selo de DOC ou DOCG , como na Itália, ele tem de seguir as normas , regras ou leis que regulamentam o cultivo de uvas e a produção .
O tipo de uva, ou o método de vinificação, ou como a uva deve ser plantada , o espaçamento entre as plantas no vinhedo, tudo isso faz parte da DOC. Fatores climáticos, geográficos ,geológicos,  se consideram tbm..
Portugal e Hungria foram os primeiros países da história a terem regiões demarcadas.Isso a fim do vinho ser a expressão do terroir.Mas foram iniciativas isoladas. Não havia nada de DOC antigamente.Isso criava muita confusão pois se produzia vinho sem muita organização e qualidade.
Quem nunca viu no Douro os marcos pombalinos? O marco de número 1 , de 1758 , foi encontrado e levado para o Museu do Douro.Mas é da margem sul do Douro.Da margem norte continua desaparecido.Dos 335 marcos , apenas 131 foram achados.
Na Hungria, a zona demarcada data de 1730,  no Tokaj-Hegyalja.
Outros países demoraram a ter suas zonas vitivinícolas demarcadas.Em 1935 o governo da França criou o INAO , Institut Nacional Des Appellations D'origine, ai essa regra se tornou comum e obrigatória. Espanha, Portugal, Itália criaram orgãos semelhantes.
Aqui uma lista das diversas DOCs mais importantes.
  ( Fonte: Wikipedia)


Quando compramos um vinho classificado dentro da sua DOC, sabemos que estamos recebendo padrões rígidos de controle de produção e valor.Todo produtor se esforça para ser certificado.
Na proxíma compra de vinho , repare na garrafa os detalhes da Denominação onde o vinho foi produzido.
  





Nenhum comentário: