sábado, 24 de março de 2007

Um gladiador que nunca foi derrotado !

O nome Shiraz foi pego emprestado de uma cidade no Ira, perto de onde, imagina-se , o processo de vinificacao de vinho comecou a 7000 anos atras.
Acredita-se que uva foi trazida para o sul a Franca por um cavaleiro chamado De Sterimberg na epoca das cruzadas. Sterimberg descobriu boas uvas perto da cidade.
Shyraz fica a 1600 mts de altitude e tem invernos moderados e veroes quentes.E e a capital da provincia de Fars, ficando a 395 km de Teeran.Um clima ideal para uvas.
O cavaleiro se tornou um ermitao e cultivou um vinhedo numa colina abrupta no vale do rio rhone.Dai o vinho Hermitage.
Durante a ocupacao Romana da Galia, o Shiraz, como um gladiador, ,foi derrotando outras cepas e se tornou majoritaria.Atras da sua atitude inflamavel havia a alma de uma grande lider. Nunca foi derrotada, fez sua fama.
Nao satisfeita foi para o novo mundo.Apesar de coesistir com outras cepas, nunca faz feio.Sempre mostra suas intencoes.So na Australia tem 40 por cento do mercado de vinhos.Estados Unidos e Africa do Sul tem excelentes vinhos tbm .
Duas apelacoes famosas do Rhone sao Hermitage , Cornas e Cotie Rotie.No Rhone sul, ela se mistura com Grenache e Mourvedre, fazendo por exemplo Chateauneuf du Papes e Gigondas.
Coloquei uma receita de Picanha, para o almoço de Domingo.Compre um Shiraz jovem , vai harmonizar bem com a carne.
Um estudo de Dna da Universidade Davis, da California descobriu que a variedade de Shiraz cultivada atualmente, e um cruzamento de duas cepas diferentes : Dureza e Mondeuse Blanche.Infelizmente tbm descobriram que as cepas sao mesmo do Rhone e nao da Persia.
Fica um duvida boa.

Nenhum comentário: