sábado, 12 de maio de 2007

Um aplauso


Luis Camilo Caceres trabalha na cooperativa Los Robles, no Vale de Curico no Chile.Sua esposa Maria Alicia Marquez se recupera de uma grave cirurgia, que a muito precisava fazer.Essa intervencao cirurgica foi financiada pela Fairtrade Labelling Organizations(FLO).Eles tambem receberam subsidios para reformar o segundo andar d e sua casa e torna-la mais confortavel.
Desde 2003, a FLO, vem fixando criterios para a producao de vinho, na Africa do Sul, Chile e Argentina.Assegurando assim que os trabalhadores recebam salarios mais justos .Ela tambem incentiva projetos mais saudaveis e comunitarios.
Atualmente mais de 100 tipos de vinhos de marcas variadas sao vendidos na Inglaterra com o selo do comercio justo.A maioria procedente da Africa do Sul, onde os projetos de comercio justo estao associados a uma politica de incentivo economico do governo daquele pais.
Mas o que e Fairtrade?O que e FLO
Fairtrade e o sinonimo de justica entre as partes na hora de se produzir os bens.E a justica social ou responsabilidade social.O comercio justo onde uma parte nao se sobreponha a outra.
A FLO e uma fundacao , sem fins lucrativos ,composta por 20 organizacoes em paises diversos, associada a grupos produtores de bens , tradings e experts externos.
A fundacao desenvolve e revisa padroes de Fairtrade , ajudando produtores a ganhar e manter mercados, sempre tendo como premissa o comercio justo.Ela capacita o desenvolvimento sustentavel de trabalhadores e produtores ,em paises em desenvolvimento.
Em 2005 na Inglaterra foram vendidas mais de 3 milhoes de garrafas de vinho com esse selo, e foram arrecadados mais de 295 milhoes de libras , com a venda de produtos de comercio justo.
Esforcos tem sido feitos para producao na Inglaterra de vinhos com o selo Fairtrade.
A FLO incentiva tambem a producao de vinhos biodinamicos e organicos.
Cria-se a sensacao de que todas as pessoas envolvidas nessas iniciativas tem uma vida melhor , se distribui riqueza e se diminui a pobreza.
Temos que aplaudir!

Nenhum comentário: